domingo, 22 de novembro de 2009

Você conhece Karlsruhe?

Até os meus 30 anos nunca havia ouvido falar na cidade de Karlsruhe, situada no sudoeste da Alemanha. A oportunidade apareceu em outubro de 2004, quando eu e minha esposa realizamos um mochilão por nove países da Europa para comemorar 10 anos de relacionamento - entre namoro e casamento - e realizar o sonho de conhecer o velho continente. Após alguns contatos, Karlsruhe surgiu em nosso roteiro a convite de uma amiga. Mesmo não estando entre os grandes roteiros europeus, a cidade nos surpreendeu.

Não tão conhecida, mas não menos fascinante por sua história, Karlsruhe está estrategicamente localizada no centro da Europa, em uma posição de causar inveja a qualquer outra cidade européia. Situada às margens do Rio Reno, Karlsruhe faz fronteira com a França, está a uma hora de carro da cidade francesa de Strassbourg, a uma hora de trem ao sul de Frankfurt e a 200 quilômetros da Suíça, além de ser considerada a porta de entrada da Floresta Negra, uma das regiões mais bonitas da Alemanha.

A sua história, assim como em toda a Europa, revela-se na arquitetura e nas esculturas espalhadas pela cidade. Mas a característica mais marcante de Karlsruhe está em sua planta, delineada de forma radial a partir do Palácio de Karlsruhe, que originou o traçado da cidade.

Conta a história que o palácio servia de casa de descanso para o rei Margrave Karl-Wilhelm, no século 17, durante as suas viagens pela Europa. Daí o nome da cidade, que em português significa Descanso de Carlos (Karlsruhe).

O resultado dessa influência histórica foi o desenvolvimento de uma cidade atípica, mesmo para os padrões europeus. Uma cidade que cresceu de forma radial a partir da frente do palácio, mantendo em sua parte de trás um enorme parque com dezenas de quilômetros quadrados que, até hoje, recebe milhares de pessoas, entre turistas e população local, em seus bosques, gramados e trilhas.

Karlsruhe tem hoje 273.146 habitantes, distribuídos em uma área de 173,49 km². O centro da cidade é recheado de lojas, cafés e galerias aconchegantes, espalhadas por suas ruas radiais. Não há metrôs em Karlsruhe, mas a cidade conta com um eficiente sistema de transporte composto por várias linhas de bondes e ônibus, além de trens que ligam o município aos seus distritos e a diversas cidades da Europa.

Entre os maiores orgulhos de seus habitantes estão os 800 hectares de parques públicos, que correspondem a quase 60% da área total da cidade, e a tradição de ser a capital alemã da ciência, pesquisa e alta tecnologia, atraindo grandes eventos e estudantes do mundo inteiro. De lá saíram cientistas como Karl Benz, nascido no distrito de Mühlburg, que foi o inventor do motor de carro, e Baron von Drais, que inventou o meio de transporte que, mais tarde, seria conhecido como a bicicleta.

Karlsruhe também é hoje sede da Corte Constitucional da Alemanha, sendo sede administrativa da justiça alemã. Para saber mais sobre a cidade, acesse o site www.karlsruhe.de

http://fotolog.terra.com.br/lucianoedaiana

- Lugares visitados: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Alemanha, República Checa, Suíça, Áustria, Itália, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra e 12 Estados brasileiros
- Lugares que pretendem visitar: Estados Unidos, Chile, Portugal, Espanha, Peru e outros Estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário