As peculiaridades de cada meio de comunicação exigem cuidados especiais no momento de uma entrevista. O tom de voz e a clareza são importantes no rádio e na televisão, e em entrevistas ao vivo a fonte deve estar devidamente preparada com as informações em mãos. Na TV adiciona-se ainda os cuidados com as cores das roupas e com a maquiagem, além dos gestos e postura.
Na mídia impressa, o entrevistado deve ser preciso e objetivo ao dar informações, indo direto ao ponto a ser destacado, já prevendo a edição da matéria por parte do editor. Tudo isso deve ser aliado, ainda, ao bom relacionamento com o repórter e ao conhecimento do ritmo de trabalho de cada veículo. Tudo para consolidar uma boa imagem da empresa na mídia e, conseqüentemente, com o público. A seguir, alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora da entrevista.
Na mídia impressa
- Pense no leitor em primeiro lugar. A matéria-prima dos veículos de comunicação é a novidade que possa interessar ao público. Antes de mais nada, o fato deve ser atual.
- Não convoque entrevistas sem dispor de informações concretas, úteis e importantes para transmitir. Avalie, antes, o valor da informação.
- Respeite os prazos e horários da imprensa. Entrevistas ou divulgação de notícia feita pela manhã ou início da tarde sempre têm melhores chances de serem aproveitadas.
- No caso das fotos, atenção para o local, as roupas, os gestos e os objetos.
- Jamais peça para ler a matéria. Isso sugere desconfiança e pode ser entendido como forma de intimidar ou interferir no trabalho do jornalista.
Grêmio e Corínthians
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário