O trabalho de assessoria de imprensa é uma negociação constante, onde a credibilidade é a palavra mais forte. E credibilidade, no relacionamento com a imprensa, se conquista mediante fontes confiáveis, disponíveis, relacionamento constante e informação de qualidade. Em função disso, o trabalho de media trainning é fundamental para uma empresa. Seja para jornal, rádio, televisão ou portais de internet, o bom andamento de uma entrevista e o tratamento cordial com os jornalistas garantem uma imagem positiva da Instituição e, principalmente, rendem generosos espaços na mídia.
O assunto foi tema do relatório final do MBA em Comunicação Empresarial que fiz entre os anos de 2005 e 2006 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O trabalho originou um manual que foi impresso e entregue a cada setor da Instituição, em especial para professores e pesquisadores que, periodicamente, se dispõem para falar à imprensa.
Tecnicamente, “media training é um treinamento para ensinar as fontes de uma empresa ou instituição a lidar com a mídia". Mas o trabalho não teve a intenção de apenas ensinar a dar entrevistas. O objetivo foi oferecer também dicas fundamentais para o bom relacionamento com a imprensa e de postura em entrevistas, visando prestar informações ao público de forma clara e objetiva e evitar notícias distorcidas.
Mais do que nunca, comunicação é poder. E estar na “vitrine” dos principais veículos de imprensa é um diferencial na concorrência. Por isso tudo, o media training não deve se limitar a diretores e executivos. Necessariamente, precisa chegar a diferentes níveis do quadro de funcionários: gerentes, secretárias, pessoal da portaria. O que vai diferenciar um público do outro é o foco.
Diretores e executivos vão aprender a dar entrevistas, manter contatos com jornalistas, falar de temas estratégicos. Os gerentes vão aprender a mesma coisa, só que numa escala menor de profundidade. O restante do pessoal precisa saber atender bem. E estar preparado para enfrentar situações que escapem à rotina, como a súbita chegada de uma equipe de televisão na portaria ou a insistência de um repórter que não quer se dirigir à área de comunicação da instituição.
Nos textos a seguir, irei apresentar dicas para uma boa entrevista em cada um dos veículos de comunicação. Espero que seja útil tanto para entrevistas em si quanto para trabalhos acadêmicos.
Grêmio e Corínthians
Há 11 anos
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