Uma cena inusitada chamou a atenção dos banhistas de Garopaba, SC, nestes primeiros dias de 2010. Uma a uma, onze embarcações de pesca foram se atracando na enseada a partir do 31 de dezembro. Aos poucos, o mistério foi sendo desvendado pelos nativos do município e causando indignação e revolta entre pescadores locais e turistas.
As onze embarcações, segundo os pescadores de Garopaba, vêm à enseada para praticar a pesca ilegal da Manjuba, uma espécie de pequena sardinha que nesta época busca refúgio nas enseadas do litoral catarinense. As embarcações, pertencentes a empresas de Itajaí, Florianópolis, Rio Grande, entre outras cidades, utilizam redes de pesca proibidas pelo Ibama, capazes de recolher espécies de peixes de tamanho mínimo, ou filhotes de outros peixes prejudicando a sua reprodução.
"Estamos há dois dias sem pescar nada", reclamou um dos pescadores de Garopaba. "É um absurdo, vivemos da pesca e esse pessoal vem destruir o nosso ganha-pão".
Revoltados, os nativos do município, com o apoio de alguns turistas, realizaram um ato de protesto neste sábado, dia 2. Recolheram uma das redes ilegais usadas pelas embarcações, como prova da pesca ilegal, e acionaram polícia e Ibama. Com rojões atirados contra as embarcações, eles tentaram intimidar os infratores.
"Os caras estão armados, não temos nem como chegar perto", acusam os pescadores. "E tem gente que está apoiando em troca de 'auxílios'", acrescentam. Até a madrugada deste domingo, dia 3, oito embarcações ainda permaneciam em Garopaba.
(Foto: Luciano Pereira / Garopaba, SC)
Grêmio e Corínthians
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário