quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fotojornalismo

Se tem algo que me fascina na minha profissão é o fotojornalismo. Não estou falando em fotos, simplesmente, e sim em fotojornalismo. Aquelas fotos que dizem tudo, que dão a notícia em si sem precisar muitas palavras.

Mais legal no fotojornalismo é a possibilidade de casar títulos e foto, e esse jogo de palavras e imagens se torna divertido, além de importante e de imensa responsabilidade e competência por parte dos profissionais. Em algumas editorias esse recurso é mais viável, fácil, flexível, até mesmo pelo tom mais descontraído que elas oferecem, como no esporte, na cultura ou em variedades.

É o caso da capa da edição de hoje (24/02/2010) de Zero Hora, onde a foto em anexo vem acompanhada do título "Inter decola na Libertadores", referindo-se à estréia vitoriosa da equipe gaúcha na competição sulamericana. O casamento entre título e foto é perfeito.

No entanto, nada impede que em outras editorias seja possível aplicar esse criativo e descontraído recurso. Basta criatividade, "feeling". E a ocasião permitir, é claro! Em alguns casos, a foto, por sí só, diz tudo, como a imagem postada neste blog no dia 24 de novembro de 2009 (http://lucianoppereira.blogspot.com/2009/11/esta-foto-publicada-em-zero-hora-no-dia.html).

E aqui vou continuar publicando, sempre que encontrar, fotos deste tipo, que destaquem grandes trabalhos e idéias de fotojornalismo. Isso até nos motiva a fazer trabalhos semelhantes. Parabéns a esses profissionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário