domingo, 13 de dezembro de 2009

Gerenciamento de crises

Saber lidar com possíveis crises é um dos maiores problemas das empresas. Normalmente, a direção não está preparada para situações inusitadas, inesperadas. É notória a grande vulnerabilidade que as empresas demonstram nesses momentos, transmitindo à opinião pública uma imagem muito diferente daquela construída ao longo dos anos. Depois do esforço de se construir uma identidade de solidez, empreendedorismo e força, é possível, em uma única situação de crise, deixar transparecer toda a fragilidade e inanição presentes dentro da organização.

O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser fatal para a imagem da instituição. Nesses momentos a empresa, imediatamente, é assediada pela imprensa. E caso os componentes da diretoria não queiram dar entrevista ou omitam informações, provavelmente os jornalistas irão buscar outra fonte e é bem provável que qualquer outra pessoa dentro da empresa, da secretária ao porteiro, resolva falar ou omitir opinião, sem conhecimento aprofundado da situação, agravando ainda mais a crise.

Portanto, é muito importante que o porta-voz, ou assessor de imprensa, esteja preparado para falar com a imprensa, estando a par de toda a situação. De preferência, a direção da empresa deve indicar alguém responsável para conversar com os jornalistas. O importante é não fugir ou evitar a mídia, ser transparente. A omissão de fatos que logo após virão naturalmente à tona por meio de outras fontes faz com a empresa perca credibilidade. Se isso ocorrer, a situação torna-se quase irreversível.

Nesse sentido, o media training tem o papel também de preparar os profissionais de uma empresa para momentos de crise. O primeiro passo é contatar a assessoria de imprensa e colocá-la por dentro de toda a situação. O segundo é elaborar a forma mais clara, objetiva e transparente de divulgar a informação. Por último, determinar quem deve falar pela empresa. Dependendo do caso, poderá ser organizada uma coletiva de imprensa.

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