Entrevista concedida para o Jornal Unicom em setembro de 2004:Luciano Pereira ingressou no curso de Comunicação Social da Unisc em 1994 e, três anos depois, começou como monitor na Agência Experimental de Jornalismo. Formou-se em 1999 e, atualmente, trabalha na Assessoria de Comunicação e Marketing da Universidade.Como você descreve as suas funções na agência de jornalismo?Fui monitor na função de diagramador e técnico em editoração eletrônica nos trabalhos experimentais do curso nos jornais Gazeta do Sul e Riovale Jornal, de Santa Cruz do Sul, e como instrutor dos alunos nos trabalhos acadêmicos referentes à diagramação e editoração eletrônica no período de julho a dezembro de 1997, julho a dezembro de 1998 e janeiro a julho de 1999.
Como eram realizados os projetos e atividades?Tínhamos uma página no Riovale Jornal, chamada
Página 7, e o Unicom encartado no primeiro sábado de cada mês na Gazeta do Sul. Os alunos faziam as reportagens na disciplina de Redação em Jornalismo, em um revezamento de funções e editorias. Depois eu recebia os textos na agência para a diagramação do jornal. Eu também fazia textos como aluno do curso. Enquanto estive na agência, os editores foram a professora Marli Hatje, seguida pelo professor Otto Tesche. No início tive a compania da também monitora Gigliola Casagrande, que junto comigo criou o projeto gráfico e editorial do primeiro Unicom.
Qual a importância da experiência na agência para a sua formação?Foi muito importante porque foi a minha primeira experiência com prazos fixos para finalização de material, além da responsabilidade de estar sendo lido e avaliado por mais de 20 mil pessoas. Desenvolvi o meu trabalho com editoração eletrônica, que eu havia iniciado em um estágio de três meses que fiz no Riovale Jornal. Essa experiência inicial me rendeu o emprego na Editora da Unisc, onde trabalhei por quatro anos. Cada experiência que adquirimos, por menor que possa parecer, um dia será muito importante para nós. Tanto que consegui entrar na agência graças ao pequeno estágio que fiz no Riovale Jornal. Depois, tudo isso me serviu para entrar na Editora, e assim por diante.
Como essa experiência se reflete no seu trabalho atual?Graças a esta e a outras experiências que tive cheguei onde estou hoje. Desde que entrei na Unisc o meu objetivo foi trabalhar na Assessoria de Imprensa, e consegui. Como desenvolvi a editoração eletrônica, enquanto estive na Editora da Unisc realizei trabalhos por fora, editando livros e diagramando informativos de empresas como a Mercur, a Mor, a Uniodonto e o Colégio Mauá, o que foi muito importante e decisivo na hora de concorrer à vaga na Assessoria de Imprensa da Unisc.